sábado, 13 de setembro de 2008

Perante o ruído de tudo o que nos rodeia, criar apenas um recanto de silêncio onde possa estar. Simplesmente estar.

http://www.youtube.com/watch?v=PmRJo8RQ5sA

2 comentários:

pieter disse...

ABSINTO

Absinto (também conhecido por losna ou sintro) é um dos nomes vulgares da Artemisia absinthium L., Asteraceae (Compositae).

Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à deusa Artemis (Diana, entre os romanos, deusa da fecundidade e da caça). Daí a origem de seu nome científico.
É uma erva originária da Europa e da Ásia, de folhas recortadas de cor cinzenta, de sabor amargoso e que se utiliza como planta medicinal e na fabricação da bebida conhecida como absinto.
O absinto contém pequenas quantidades de tujona, que se pensou outrora ser relacionado com o THC (tetrahidrocanabinol), mas sabe-se agora que é um antagonista dos receptores GABA-A. O consumo excessivo de tujona pode causar espasmos e convulsões.

Também chamado assim o destilado feito dessa planta, anis, funcho e por vezes outras ervas, segundo a lenda inventado como remédio para todos os males pelo Dr. Pierre Ordinaire, um médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.
É por vezes incorretamente chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.
O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países.
É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno que fazia com que muitos usuários alegassem ver um ser "místico".
Tem geralmente uma cor verde-pálida, transparente ou, no caso de envelhecido, castanho claro. Apresenta uma porcentagem de álcool muito elevada (45,0 % a 89,9 %).
Para apreciação de novos sabores, era servido com torrão de açúcar e láudano, este último um opióide.
Recentemente no Brasil foi legalizada a sua venda, porém teve de adaptar-se à lei brasileira. Seu teor alcoólico é de 53,5 ºGL e não contém losna (Arthemisia Absinthium).

Ana Galhanas disse...

The "perfect drug"...